congresso

Congressos Abecan

Entre 1991, ano de sua fundação, e 2011, a ABECAN promoveu onze destacados congressos internacionais, reunindo centenas de canadistas brasileiros e estrangeiros em diferentes localidades do País. Os congressos são programados para acontecerem bianualmente.

Em função da suspensão, em 2012, do programa Understanding Canadá do International Council for Canadian Studies, que apoiava tais iniciativas, bem como em decorrência de outras dificuldades conjunturais, as edições de 2013 e de 2015 do Congresso precisaram ser adiadas. Já se trabalha na retomada do projeto e há previsão de realização do próximo Congresso da Abecan entre 2016 e 2017.

Durante o período de suspensão do Congresso oficial, alguns Núcleos Regionais lograram promover encontros e seminários. Cabe, a propósito, sumariar os mais recentes. Em 2014 o Unilasalle/Canoas promoveu as Jornadas da Francofonia. No mesmo ano, a Universidade Estadual de Feira de Santana organizou um congresso de Estudos Canadenses, com participações regionais e internacionais. A Universidade Federal de Goiás também realizou a semana de francofonia em março de 2014. Já um grupo de vários professores de universidades brasileiras, francesas e canadenses reúne-se anualmente em um colóquio abrigado no âmbito do congresso da Association francophone pour le savoir-Acfas, realizado no Canadá, refletindo o resultado de seus debates de alto nível em dossiês organizados para a revista Interfaces Brasil/Canadá.

Posted in Uncategorized.